Encontro de Ensino

IV Encontro de Ensino de Química

Versão Online

30 de novembro até 04 de dezembro
Patrocínio ABQ-RJ
 

Confira nossa programação completa:

 

Mesa redonda I: O Ensino Híbrido e a Modernização da Aprendizagem: Aspectos da tecnologia na educação e novos panoramas.

1 de Dezembro, Terça-feira – 18h

.

Com a criação de novas tecnologias e discussão de novas metodologias para a sala de aula, surgiram muitas novidades para o processo de ensino-aprendizagem. Nesta Mesa Redonda, os professores convidados, com experiência na área irão discutir quais são as modernizações e como elas podem aprimorar a escola tradicional como a conhecemos há tanto tempo.

.

Mediação: Luiza Albuquerque – Coordenação Científica OQRJ (@Afinidade.Eletronica)

Participantes:

Elizabeth Teixeira de Souza – Colégio de Aplicação da UERJ  

Florinda do Nascimento Cersósimo – Presidente da Associação Brasileira de Química Regional RJ (ABQ) | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Maracanã

Jorge Cardoso Messeder – Coordenador da Licenciatura em Química do IFRJ – Nilópolis | Vice-presidente da ABQ

Luiz Antônio Moreira – Colégio Pedro II

Stephany Petronilho Heidelmann – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Duque de Caxias


 

Mesa redonda II: Inclusão e o Ensino de Química: Experiências docentes e práticas pedagógicas

3 de Dezembro, Quinta-feira – 18h 

Mediação: Matheus Costa – Coordenação Científica OQRJ (@ms_costa_)

Participantes:

Aires da Conceição Silva – Instituto Benjamin Constant

Alda Ernestina dos Santos – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais | Campus Bambuí

Jessica Cruz de Luca de Almeida – Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira | CAp – UERJ

Luis Gustavo Magro Dionysio – Instituição Nacional de Educação de Surdos



 

 

Palestras 

Trasmissão: Canal da OQRJ

 

A: CRQ para quê? – Rafael Almada – IFRJ/CRQ.

Segunda-feira (30) | Síncrono – 18h

 

B: A Segurança na Execução de Experimentos em Sala de Aula e em Laboratório – Jorge Luiz Domingos – UERJ.

Quarta-feira (2) | Síncrono – 19h

 

C: O Ensino de Química na Perspectiva CTSA: Teoria e Prática – Denny William – UNIR.

Quinta-feira (3) | Assíncrono

 

D: Como a internet pode ser a ferramenta mais poderosa para se ensinar Química (e qualquer outra coisa) – Antônio Florêncio – Universidade da Química.

Sexta-feira (4) | Síncrono – 19h

 

Minicursos

(inscrição prévia necessária)


1 Química Verde na Abordagem CTS para o Ensino Médio. – Profª Julia Bouzon, Profª Juliana Barreto, Profª Suyane Alvarenga

| Segunda, quarta e sexta – Síncrono – 15h

 

2 Aula Multimí­dia – Recursos Audiovisuais para Professores – Prof Julio Cesar e Prof Vinicius Silveira

| Segunda – Síncrono – 18h

 

3 A importância das metodologias ativas no ensino de Química: uma abordagem neurocientífica. – Profª Simone Garcia – The Best Professor.

| Segunda e Quarta – Síncrono – 17h

 

4 História da Ciência no Ensino de Química: Proposta para uma abordagem mais contextualizada – Profª Monique Gonçalves e Profª Raquel Berco

| Segunda e quarta: Assíncrono. Sexta (4): Síncrono – 17h

 

5 Educação Ambiental em Tempos de Pandemia. – Profª Jussara Miranda

| Segunda, quarta e sexta – Síncrono – 16h

 

6 Laboratório de criatividade: experimentação para docentes. – Profª Luciene Valls e Prof Vinicius Carvalho

| Segunda, quarta e  sexta – Síncrono 18h

 

7 Uma Genealogia da Formação Inicial de Professores de Química no Brasil. – Profª Fernanda Rigue

| Quarta-feira: Síncrono – 17h

 

8 O papel da interdisciplinaridade no Ensino de Química. – Profª Taís Conceição dos Santos

| Quarta-feira: Assíncrono. Sexta-feira (4): Síncrono – 10h



Lembramos que há necessidade de inscrição prévia apenas para os minicursos e participação na exposição de experimentos. As palestras e mesas redondas serão transmitidas pelo Canal da OQRJ no YouTube!!

 

cronograma 2020
Inkedexposição experimentos_LI


“Química em casa” será uma exposição de experimentos científicos caseiros, de baixo custo e de fácil reprodução domiciliar. Com objetivo de compartilhar aventuras científicas domésticas bem sucedidas, o “Química em casa” estará aberto para expor o que nós Professores andamos produzindo com recursos e materiais limitados.

.

Os experimentos serão expostos em transmissão na terça-feira dia 1 de dezembro, no Canal da OQRJ

 



 

Saiba mais sobre a nossa programação e nossos convidados:

 

 

Sem título3

Os Professores Julio Cesar e Vinicius Silveira (@formuladomestre) apresentarão um mini curso falando sobre
“Aula Multimí­dia – Recursos Audiovisuais para Professores”
Fala dos professores:
“A proposta do trabalho consiste em responder, basicamente, a duas perguntas:
1. Por que “”fazer”” uma aula utilizando o Powerpoint?
Aqui nós apresentaremos, brevemente, justificativas que comprovam que os alunos aprendem melhor quando o recurso audiovisual é usado da maneira certa e com as motivações corretas.
2. O que fazer?
Após a apresentação dos argumentos do tópico 1, mostraremos o que fazer diante do Powerpoint aberto. Neste momento, falaremos do Layout do slide e dos seus elementos (Imagens, Gifs, Fontes, Estruturas de Slides)”


WhatsApp Image 2020-11-11 at 21.19.55
Os professores Luciene Valls (@criatividadecontagiante) e Vinicius Carvalho (@viniquimico) apresentarão um mini curso falando sobre
“Laboratório de criatividade: experimentação para docentes.”

Fala dos professores:
“Em 2019, no Linked In, a habilidade mais demandada no mercado de trabalho foi a criatividade. O exame internacional PISA terá uma avaliação de pensamento criativo na sua próxima edição. E, em 2020, devido à pandemia, nos foi exigido (re)inventar todo nosso trabalho como educadores no mundo real/virtual.
Como o desenvolvimento de habilidades de pensamento criativo pode nos ajudar neste processo de reinvenção? Como ele pode tornar a sala de aula um espaço convidativo, mais interativo e interessante para professor(a) e estudante? Vamos conversar sobre como a criatividade pode melhorar as suas aulas e ampliar o aprendizado dos alunos?
Manter a criatividade acesa na vida adulta dependerá muito de posturas e atitudes dos que educam hoje. Professores Luciane Valls e Vinicius Carvalho convidam você, educador da área de ciências da natureza, a criar e colaborar sobre a criatividade e os elementos que permeiam.”
WhatsApp Image 2020-11-12 at 19.00.45
A Professora Jussara Miranda (@jussara.miranda.549) apresentará um mini curso falando sobre
“Educação Ambiental em Tempos de Pandemia.”

Fala da professora:
“Neste minicurso, propomos uma reflexão em relação às contribuições da Educação Ambiental e do ensino de Química neste cenário de pandemia em três âmbitos principais: a) a educação ambiental no contexto climático e da pandemia COVID-19 b) a educação ambiental & química ambiental e o Antropoceno, c) a importância da divulgação científica versus as fake news. As relações entre a nova complexidade planetária, a educação ambiental e a aprendizagem social serão abordadas para a discussão do Antropoceno, assim como, a abordagem dos limites planetários no ensino de Química. Também serão proposto o debate sobre o conceito do Antropoceno e o que isto pode suscitar no meio acadêmico, no ensino e na sociedade na construção de um diálogo entre os diferentes saberes e a contextualização ambiental no ensino de química.”

Sem título2
A Professora Fernanda Rigue (@fernandarigue) apresentará um mini curso falando sobre
“Uma Genealogia da Formação Inicial de Professores de Química no Brasil.”

Fala da professora:

“Este minicurso visa apresentar as forças que concorreram para o aparecimento da Formação Inicial de professores de Química no Brasil. O principal interesse é delinear a emergência da Formação Inicial dos professores no Brasil e como chegamos a pensá-la como pensamos hoje. Em termos epistêmicos e metodológicos, o minicurso opera com o conceito de genealogia, proposta pelo trabalho de Michel Foucault, o qual se inspira nos conceitos de proveniência e emergência pensados por Friedrich Nietzsche. O minicurso organiza-se pela via da apresentação de livros-blocos (CORRÊA, 2006) – e tem como inspiração os achados da tese de doutoramento de Rigue (2020).”
WhatsApp Image 2020-11-16 at 18.02.02
O Professor Jorge Luiz Domingo (@jlo_domingos) apresentará uma palestra falando sobre “A Segurança na Execução de Experimentos em Sala de Aula e em Laboratório”

Segundo o professor, em sua palestra, a intenção é “Apresentar e discutir os aspectos da segurança na execução de experimentos em sala de aula e em laboratório, os cuidados e alguns exemplos de acidentes.”
WhatsApp Image 2020-11-18 at 13.27.08
O professor Denny Willian de Oliveira Mesquita (@condequi) apresentará uma palestra falando sobre
“O ensino de Química na perspectiva CTSA: teoria e prática.”
.
Fala do professor:
“Nessa palestra será apresentada a proposta de Ensino de Química sob a abordagem CTSA e ainda um projeto de educação ambiental que pode ser implementado em diferentes localidades.”


WhatsApp Image 2020-11-09 at 20.25.00



As professoras Julia Bouzon (@juliabouzon), Juliana Barreto (@juliana.barretobrandao) e Suyane Alvarenga(@suyanealvarenga) apresentarão um mini curso falando sobre
“Química Verde na Abordagem CTS para o Ensino Médio.”

Fala das professoras:
“A Química Verde surgiu nos anos 90 focada na prevenção dos problemas advindos da indústria química, sendo difundida através dos doze princípios propostos por Anastas e Warner. Apesar do enfoque industrial, é importante que esta filosofia alcance os níveis básicos do ensino para que os discentes tenham consciência do seu papel perante o meio ambiente. A partir disso, a abordagem CTS pode ser uma alternativa viável de implementação, fazendo com que os estudantes sejam críticos no momento de suas escolhas. Dessa forma, o minicurso tem por objetivo apresentar
a controvérsia controlada como uma possibilidade de introdução dos conceitos da Química Verde no Ensino Médio, a partir da perspectiva
CTS.”
.



Minicurso Confirmado - Simone

A professora Simone Garcia (@simonegarciadeavila) irá apresentar um mini curso falando sobre
“A importância das metodologias ativas no ensino de Química: uma abordagem neurocientífica.”
.
Fala da professora:
“A proposta deste minicurso é discutir como as metodologias ativas favorecem o aprendizado e como elas podem ser trabalhadas. O mini curso traz uma abordagem de neurociência aplicada à educação, permitindo compreender como o cérebro humano retém as informações e ,assim, auxiliando o professor na elaboração de práticas de ensino que valorizem a forma de aprender do ser humano. É dentro deste contexto que as Metodologias Ativas serão apresentadas, de modo que o professor possa compreender porquê é importante aplicá-las e como elas podem ser aplicadas, valorizando os diferentes perfis e dificuldades dos alunos. Também será abordado com os avanços das tecnologias podem contribuir para essa modelo de aprendizagem.”
.
.



Cópia de Participante confirmado -Almada

Palestra de abertura – CRQ para quê? Com o magnífico reitor do IFRJ e presidente do CRQ-RJ Rafael Almada (@rbalmada).
.
.
“O CRQ-III apresenta o Sistema CFQ/CRQs, sua Missão, Visão e Valores, bem como as atribuições das diferentes habilitações da área da Química, além de dicas importantes aos futuros profissionais da área.”
-Rafael Almada-
.
.



Minicurso Confirmado - Raquel e Monique

As professoras Monique Gonçalves (@inclusivequimica) e Raquel Berco (@prof_raquelberco) irão apresentar um mini curso falando sobre
“História da Ciência no Ensino de Química: Proposta para uma abordagem mais contextualizada”.

Fala das professoras:
 “O mini curso é direcionado a todos os docentes que buscam caminhos ou estratégias para tornar suas aulas mais contextualizadas, e assim atrair a atenção e olhares dos seus alunos, sobretudo aqueles que se colocam mais distantes de nós, por alegarem não ter afinidade com a matéria, uma disciplina ainda tão temida por grande parte dos nossos discentes: a Química.
.
A proposta do mini curso é pensar o ensino de química voltado a aspectos históricos e do desenvolvimento tecnológico na construção de nossas sociedades. Toda descoberta está inserida dentro de um contexto histórico-social, saber contar esses enredos aos alunos torna o ensino de ciências bastante rico e transparente.
.
Ao montarmos o curso pensamos em contextualizar e trazer a interdisciplinaridade, de modo que possamos dialogar com as outras disciplinas, e assim, pensar e enxergar a Educação de forma mais Humanizada.
.
Normalmente associamos a Química com as demais Ciências mais próximas – Biologia e Física; às vezes conseguimos associar com a Matemática. Por que não associar inclusive com História, Geografia, Filosofia? Ou todas ao mesmo tempo… seria uma possibilidade FANTÁSTICA de ação de escolas e professores, não acham?!
Não se preocupem, se essa tarefa parece ser difícil; na verdade a maioria de nós não aprendeu a dar aula assim. Nós convidamos vocês para essa experiência! Venham conosco construir novos saberes na docência.
.
 Quem aí aceita o desafio?!



Cópia de Participante confirmado - Florêncio

O professor Antônio Florêncio, (@universidadedaquimica) irá apresentar uma palestra falando sobre “Como a internet pode ser a ferramenta mais poderosa para se ensinar Química (e qualquer outra coisa)”

Fala do professor:
“O cenário de Pandemia provocado pela COVID19 tem deixado marcas profundas em diversos cenários da sociedade, e dentre eles na Educação. Mais do que nunca, o domínio da internet, e das inúmeras ferramentas que ela tem a nos oferecer tem se mostrado necessário para avançarmos no processo de ensino. O ensino de química, em especial, pode se beneficiar muito com este cenário, mas para isso precisamos conhecer um pouco das ferramentas que temos à nossa disposição.”


IV Encontro de Ensino
Tocha - OQRJ - TACCONE
LOGO2