IV Encontro de Ensino de Química
Versão Online
Mesa redonda I: O Ensino Híbrido e a Modernização da Aprendizagem: Aspectos da tecnologia na educação e novos panoramas.
1 de Dezembro, Terça-feira – 18h
.
Com a criação de novas tecnologias e discussão de novas metodologias para a sala de aula, surgiram muitas novidades para o processo de ensino-aprendizagem. Nesta Mesa Redonda, os professores convidados, com experiência na área irão discutir quais são as modernizações e como elas podem aprimorar a escola tradicional como a conhecemos há tanto tempo.
.
Mediação: Luiza Albuquerque – Coordenação Científica OQRJ (@Afinidade.Eletronica)
Participantes:
Elizabeth Teixeira de Souza – Colégio de Aplicação da UERJ
Florinda do Nascimento Cersósimo – Presidente da Associação Brasileira de Química Regional RJ (ABQ) | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Maracanã
Jorge Cardoso Messeder – Coordenador da Licenciatura em Química do IFRJ – Nilópolis | Vice-presidente da ABQ
Luiz Antônio Moreira – Colégio Pedro II
Stephany Petronilho Heidelmann – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Duque de Caxias
Mesa redonda II: Inclusão e o Ensino de Química: Experiências docentes e práticas pedagógicas
3 de Dezembro, Quinta-feira – 18h
Mediação: Matheus Costa – Coordenação Científica OQRJ (@ms_costa_)
Participantes:
Aires da Conceição Silva – Instituto Benjamin Constant
Alda Ernestina dos Santos – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais | Campus Bambuí
Jessica Cruz de Luca de Almeida – Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira | CAp – UERJ
Luis Gustavo Magro Dionysio – Instituição Nacional de Educação de Surdos
Palestras
A: CRQ para quê? – Rafael Almada – IFRJ/CRQ.
Segunda-feira (30) | Síncrono – 18h
Quarta-feira (2) | Síncrono – 19h
C: O Ensino de Química na Perspectiva CTSA: Teoria e Prática – Denny William – UNIR.
Quinta-feira (3) | Assíncrono
Sexta-feira (4) | Síncrono – 19h
Minicursos
(inscrição prévia necessária)
1 Química Verde na Abordagem CTS para o Ensino Médio. – Profª Julia Bouzon, Profª Juliana Barreto, Profª Suyane Alvarenga
| Segunda, quarta e sexta – Síncrono – 15h
2 Aula Multimídia – Recursos Audiovisuais para Professores – Prof Julio Cesar e Prof Vinicius Silveira
| Segunda – Síncrono – 18h
3 A importância das metodologias ativas no ensino de Química: uma abordagem neurocientífica. – Profª Simone Garcia – The Best Professor.
| Segunda e Quarta – Síncrono – 17h
4 História da Ciência no Ensino de Química: Proposta para uma abordagem mais contextualizada – Profª Monique Gonçalves e Profª Raquel Berco
| Segunda e quarta: Assíncrono. Sexta (4): Síncrono – 17h
5 Educação Ambiental em Tempos de Pandemia. – Profª Jussara Miranda
| Segunda, quarta e sexta – Síncrono – 16h
6 Laboratório de criatividade: experimentação para docentes. – Profª Luciene Valls e Prof Vinicius Carvalho
| Segunda, quarta e sexta – Síncrono 18h
7 Uma Genealogia da Formação Inicial de Professores de Química no Brasil. – Profª Fernanda Rigue
| Quarta-feira: Síncrono – 17h
8 O papel da interdisciplinaridade no Ensino de Química. – Profª Taís Conceição dos Santos
| Quarta-feira: Assíncrono. Sexta-feira (4): Síncrono – 10h
Lembramos que há necessidade de inscrição prévia apenas para os minicursos e participação na exposição de experimentos. As palestras e mesas redondas serão transmitidas pelo Canal da OQRJ no YouTube!!
“Química em casa” será uma exposição de experimentos científicos caseiros, de baixo custo e de fácil reprodução domiciliar. Com objetivo de compartilhar aventuras científicas domésticas bem sucedidas, o “Química em casa” estará aberto para expor o que nós Professores andamos produzindo com recursos e materiais limitados.
.
Os experimentos serão expostos em transmissão na terça-feira dia 1 de dezembro, no Canal da OQRJ
Saiba mais sobre a nossa programação e nossos convidados:
As professoras Julia Bouzon (@juliabouzon), Juliana Barreto (@juliana.barretobrandao) e Suyane Alvarenga(@suyanealvarenga) apresentarão um mini curso falando sobre
“Química Verde na Abordagem CTS para o Ensino Médio.”
Fala das professoras:
“A Química Verde surgiu nos anos 90 focada na prevenção dos problemas advindos da indústria química, sendo difundida através dos doze princípios propostos por Anastas e Warner. Apesar do enfoque industrial, é importante que esta filosofia alcance os níveis básicos do ensino para que os discentes tenham consciência do seu papel perante o meio ambiente. A partir disso, a abordagem CTS pode ser uma alternativa viável de implementação, fazendo com que os estudantes sejam críticos no momento de suas escolhas. Dessa forma, o minicurso tem por objetivo apresentar
a controvérsia controlada como uma possibilidade de introdução dos conceitos da Química Verde no Ensino Médio, a partir da perspectiva
CTS.”
.
A professora Simone Garcia (@simonegarciadeavila) irá apresentar um mini curso falando sobre
“A importância das metodologias ativas no ensino de Química: uma abordagem neurocientífica.”
.
Fala da professora:
“A proposta deste minicurso é discutir como as metodologias ativas favorecem o aprendizado e como elas podem ser trabalhadas. O mini curso traz uma abordagem de neurociência aplicada à educação, permitindo compreender como o cérebro humano retém as informações e ,assim, auxiliando o professor na elaboração de práticas de ensino que valorizem a forma de aprender do ser humano. É dentro deste contexto que as Metodologias Ativas serão apresentadas, de modo que o professor possa compreender porquê é importante aplicá-las e como elas podem ser aplicadas, valorizando os diferentes perfis e dificuldades dos alunos. Também será abordado com os avanços das tecnologias podem contribuir para essa modelo de aprendizagem.”
.
.
Palestra de abertura – CRQ para quê? Com o magnífico reitor do IFRJ e presidente do CRQ-RJ Rafael Almada (@rbalmada).
.
.
“O CRQ-III apresenta o Sistema CFQ/CRQs, sua Missão, Visão e Valores, bem como as atribuições das diferentes habilitações da área da Química, além de dicas importantes aos futuros profissionais da área.”
-Rafael Almada-
.
.
As professoras Monique Gonçalves (@inclusivequimica) e Raquel Berco (@prof_raquelberco) irão apresentar um mini curso falando sobre
“História da Ciência no Ensino de Química: Proposta para uma abordagem mais contextualizada”.
Fala das professoras:
“O mini curso é direcionado a todos os docentes que buscam caminhos ou estratégias para tornar suas aulas mais contextualizadas, e assim atrair a atenção e olhares dos seus alunos, sobretudo aqueles que se colocam mais distantes de nós, por alegarem não ter afinidade com a matéria, uma disciplina ainda tão temida por grande parte dos nossos discentes: a Química.
.
A proposta do mini curso é pensar o ensino de química voltado a aspectos históricos e do desenvolvimento tecnológico na construção de nossas sociedades. Toda descoberta está inserida dentro de um contexto histórico-social, saber contar esses enredos aos alunos torna o ensino de ciências bastante rico e transparente.
.
Ao montarmos o curso pensamos em contextualizar e trazer a interdisciplinaridade, de modo que possamos dialogar com as outras disciplinas, e assim, pensar e enxergar a Educação de forma mais Humanizada.
.
Normalmente associamos a Química com as demais Ciências mais próximas – Biologia e Física; às vezes conseguimos associar com a Matemática. Por que não associar inclusive com História, Geografia, Filosofia? Ou todas ao mesmo tempo… seria uma possibilidade FANTÁSTICA de ação de escolas e professores, não acham?!
Não se preocupem, se essa tarefa parece ser difícil; na verdade a maioria de nós não aprendeu a dar aula assim. Nós convidamos vocês para essa experiência! Venham conosco construir novos saberes na docência.
.
Quem aí aceita o desafio?!
O professor Antônio Florêncio, (@universidadedaquimica) irá apresentar uma palestra falando sobre “Como a internet pode ser a ferramenta mais poderosa para se ensinar Química (e qualquer outra coisa)”
Fala do professor:
“O cenário de Pandemia provocado pela COVID19 tem deixado marcas profundas em diversos cenários da sociedade, e dentre eles na Educação. Mais do que nunca, o domínio da internet, e das inúmeras ferramentas que ela tem a nos oferecer tem se mostrado necessário para avançarmos no processo de ensino. O ensino de química, em especial, pode se beneficiar muito com este cenário, mas para isso precisamos conhecer um pouco das ferramentas que temos à nossa disposição.”